O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) recebeu ontem um ofício da Procuradoria-Geral da República (PGR), reafirmando, relativamente ao inquérito sobre os acontecimentos ocorridos em Ponte de Sor no passado mês de agosto, a necessidade de proceder ao levantamento da imunidade diplomática de que beneficiam dois filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa.

Ao mesmo tempo, foi disponibilizada certidão extraída do referido inquérito, correspondendo assim à solicitação feita pela República do Iraque de elementos que a habilitassem a analisar o pedido de levantamento de imunidade que o Governo português lhe havia dirigido.

O MNE convocou o Embaixador do Iraque, tendo-lhe entregue hoje mesmo a Nota Verbal que renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos. Foi-lhe também entregue a cópia do ofício e a certidão remetidas pela PGR.

Considerando a extensão da certidão extraída dos autos e o facto de estar redigida em português, o MNE solicitou a resposta formal ao seu pedido no prazo máximo de 20 dias úteis.

Lisboa, 7 de dezembro de 2016