Realizou-se no dia 6 de maio, em Washington, a 35.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, para efetuar um ponto de situação periódico das relações bilaterais e analisar outros assuntos internacionais de interesse comum.

Sobre a presença militar americana na Base das Lajes, as duas partes registaram a conclusão do processo de redução do número de trabalhadores portugueses ao serviço do comando americano sem recurso a despedimentos, processando-se a cessação de todos os contratos de trabalho por mútuo acordo.

Portugal e os Estados Unidos da América prosseguiram o debate sobre as questões ainda em aberto no que respeita às infraestruturas e ao impacto ambiental da presença militar americana na ilha Terceira. Tiveram lugar apresentações sobre a cooperação entre os dois países nos domínios da defesa, comércio e investimento, justiça e assuntos internos, ciência e tecnologia, e identificadas novas iniciativas, com especial realce para projetos de investigação de alcance internacional a desenvolver nos Açores.

Lisboa, 9 de maio de 2016