No dia 1 de junho, institui-se o reconhecimento mútuo das prescrições eletrónicas emitidas por um médico para compra de medicamentos (“receitas”) entre Portugal e a Estónia.

Esta iniciativa permitirá que as prescrições eletrónicas emitidas em ambos os países sejam reconhecidas mutuamente, contribuindo assim para um aprofundamento das relações entre os dois países, bem como para os objetivos da agenda digital europeia.

A iniciativa resulta do Memorando de Entendimento entre os dois países sobre cooperação na área dos sistemas digitais de saúde, assinado em 2019 durante a visita de Estado da Presidente da República da Estónia, Kersti Kaljulaid, a Portugal.

Através deste Memorando de Entendimento, ambos os países se comprometeram a cooperar através da troca de opiniões, informações, experiências e soluções nas áreas de digitalização da saúde.

O desenvolvimento digital é uma aposta para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde e Portugal está empenhado, a nível nacional e europeu, em colocar esta área como uma prioridade na agenda política.

Lisboa, 1 de junho de 2020

  • Partilhe