O Governo Português saúda vivamente a  conclusão das negociações políticas do Acordo Comercial entre a União Europeia e o MERCOSUL.

Trata-se de um momento histórico para as relações entre a UE e o MERCOSUL, que culmina 20 anos de negociação e confere uma profundidade estratégica acrescida a esta parceria política e económica.

Num contexto de fortes tensões no comércio internacional, este Acordo representa também um sinal inequívoco de que tanto a UE como o MERCOSUL apoiam um sistema de comércio aberto e assente em regras.

Esta nova parceria comercial – ambiciosa, abrangente e equilibrada –  cria um mercado de cerca de 800 milhões de consumidores, gerando importantes oportunidades para ambas as partes. 

O Governo português salienta que o Acordo consagra elevados padrões  de segurança alimentar, de proteção dos consumidores e de cobertura das áreas social e ambiental, reforçando, nomeadamente, os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris.

Para Portugal, unido por fortes laços históricos, políticos, económicos e culturais aos países do MERCOSUL, a conclusão das negociações hoje anunciada, objetivo para o qual muito contribuímos ao longo de todo o processo, constitui motivo de grande satisfação.

Lisboa, 28 de junho de 2019

  • Partilhe