O Governo Português felicita o Povo Moçambicano pela maturidade democrática demonstrada por ocasião das eleições autárquicas do dia 10 de outubro.

Os moçambicanos foram chamados, pela quinta vez desde 1998, a eleger os seus representantes locais, tendo exercido de forma empenhada e participada o seu direito cívico, evidenciando assim a importância do poder autárquico no sistema democrático de Moçambique.

Pese embora alguns incidentes pontuais, a forma globalmente ordeira como decorreram estas eleições, após a aprovação de um importante pacote legislativo referente à descentralização e da assinatura do Memorando de Entendimento entre Governo e Renamo sobre assuntos militares, deve encorajar atores políticos e sociedade civil a prosseguir o esforço em prol de uma paz duradoura em Moçambique, que contará sempre com o apoio firme de Portugal.

O Governo aguarda a divulgação oficial dos resultados eleitorais e saúda a declaração preliminar hoje publicada pela Missão de Observação da CPLP, na qual participou.