O Governo português saúda vivamente a entrada hoje em vigor do Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia e a República de Singapura.

O Governo português salienta o alcance político deste Acordo, o primeiro a entrar em vigor entre a UE e um país do Sudeste Asiático, e que representa um passo muito significativo no reforço do relacionamento entre a UE e Singapura e entre a UE e a ASEAN. 

O Governo português considera ainda que este Acordo representa também a abertura de um novo mercado com importante potencial para as empresas nacionais.

O Acordo vem confirmar que o comércio livre alicerçado em regras continua a desempenhar um papel relevante no bom funcionamento do sistema internacional, contribuindo decisivamente para o crescimento e prosperidade económicas.

Será ainda de sublinhar a natureza muito abrangente deste Acordo, que inclui o comércio de mercadorias e serviços, barreiras não pautais, normas técnicas, indicações geográficas, contratação pública, proteção de investimento, questões de regulamentação e desenvolvimento sustentável, sendo um modelo para futuros acordos da UE com outros países da região do Sudeste Asiático.

Lisboa, 21 de novembro de 2019

  • Partilhe