Em janeiro de 2020, Portugal e a Finlândia comemoram o 100º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

Ao longo do último século, os dois países uniram esforços para criar e desenvolver um relacionamento sólido e abrangente, baseado em fortes laços de amizade e na cooperação.

Portugal e a Finlândia desejam aprofundar esta relação no futuro, destacando áreas de interesse comum como inovação, economia circular e transição energética. As alterações climáticas são também uma enorme preocupação e desafio para ambos os países. Portugal e a Finlândia estão particularmente interessados num trabalho conjunto na área da gestão florestal, que poderá ter um impacto direto no desenvolvimento rural do interior português.

Nesta ocasião, Portugal e a Finlândia reafirmam o compromisso e empenho em alargar a agenda bilateral nos domínios político, económico e cultural, bem como em reforçar a já sólida cooperação no quadro da agenda europeia, contribuindo desta forma para o benefício e prosperidade comuns. Salientam também a afinidade de posições face aos grandes desafios globais e reafirmam a estreita colaboração nos Organismos Internacionais.

20 de janeiro de 2020

  • Partilhe