Em fevereiro de 2021, Portugal e a Letónia celebram o 100º aniversário das suas relações diplomáticas. Esta celebração tem lugar durante um período especialmente desafiante para a comunidade internacional. Neste contexto, Portugal e a Letónia reconhecem com particular apreço os laços de amizade e cooperação fortes e duradouros existentes entre os dois países.

Portugal reconheceu a Letónia de jure no dia 19 de fevereiro de 1921, tendo desde então reconhecido sempre essa soberania, o que foi reconfirmado a 27 de agosto de 1991 e levou ao restabelecimento das relações diplomáticas no dia 2 de outubro de 1991.

Ao longo do último século, os dois países enfrentaram enormes desafios ao nível político, social e económico, que ambos conseguiram ultrapassar através da inabalável determinação dos seus povos. Portugal e a Letónia perseveraram e tornaram-se membros da família comum europeia e da comunidade transatlântica - OTAN. Constitui, deste modo, uma coincidência encorajadora que a celebração do centenário do estabelecimento das relações diplomáticas tenha lugar durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Atualmente, Portugal e a Letónia partilham um vasto conjunto de prioridades, que vão desde a luta contra as alterações climáticas à transformação digital das suas sociedades e à promoção de um modelo de Europa Social baseado na solidariedade e na convergência. Existem áreas específicas de interesse comum que oferecem uma base sólida de colaboração, tais como as da segurança e da defesa, e outras áreas de cooperação que poderão ser mais aprofundadas, incluindo as tecnologias da informação e comunicação, a transição energética, o desenvolvimento de estratégias resilientes e transversais para a indústria, a rápida mudança para uma economia circular e o reforço da gestão sustentável dos recursos naturais. Uma especial atenção poderá ser concedida, também, às trocas culturais, particularmente no setor do turismo cultural e de património, ao desenvolvimento das indústrias criativas dos dois países, através de novas parcerias.

Desejamos reafirmar o compromisso de fortalecer ainda mais as nossas relações bilaterais ao nível político, económico e cultural, bem como de reforçar a nossa cooperação no contexto da União Europeia, Nações Unidas, OTAN e outros fora multilaterais, no âmbito dos quais os nossos países dispõem de um registo de forte e frutífera cooperação.

19 de fevereiro de 2021

  • Partilhe