A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, reuniu-se hoje, 30 de setembro, com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Materiais de Construção de Portugal (STC).

A reunião teve como tema central a prevenção da exploração laboral de cidadãos nacionais no setor da construção civil em países europeus. A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e o STC acordaram em lançar uma campanha conjunta de sensibilização para este tema e para a importância da mobilidade laboral num contexto de respeito pelos direitos de quem trabalha.

A campanha, na esteira de semelhantes ações levadas a cabo com este Sindicato, tem início previsto para o final de 2020 e visará sensibilizar os trabalhadores que pretendem emigrar para que, antes da partida, se informem junto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, de um dos diversos Gabinete de Apoio ao Emigrante existentes em municípios ou do STC.

A campanha pretende igualmente informar os cidadãos nacionais de quais as autoridades competentes a que devem recorrer em caso de recrutamento abusivo

Lisboa, 30 de setembro de 2020

  • Partilhe