José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, presidiu uma cerimónia de certificação de alunos portugueses em França, na tarde de 28 de janeiro. No evento, 111 jovens do primeiro e do segundo ciclos participaram numa celebração da língua e da cultura portuguesas, na cidade francesa de Montgeron, que juntou cerca de 550 pessoas, entre dirigentes associativos, autarcas, encarregados de educação e amigos.

Organizado pela Coordenação das Coletividades Portuguesas (CCPF) e pela Coordenação do Ensino de Português no Estrangeiro (CEPE – Instituto Camões), em França, o evento foi classificado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas como “emocionante”.

“Este momento é o resultado de um trabalho e de um esforço muito grandes dos professores, dos alunos e das famílias, a quem agradeço. É uma alegria muito grande verificar o modo emotivo como as famílias vivem estes momentos que lhes permitem um reencontro com a língua portuguesa, e com a nossa identidade, a nossa cultura e a nossa maneira de ser”, observou José Luís Carneiro.

“Este momento é também a prova de que o investimento feito nos professores, nos manuais escolares, nos serviços consulares e da Embaixada tem resultados concretos e se aperfeiçoam a cada ano”, adiantou.


SECP cerimonia Montgeron

Os alunos presentes no evento realizaram, durante o ano 2017, a certificação em língua portuguesa do Instituto Camões, que esteve representado pelo seu presidente, Luís Faro Ramos. Este responsável explicou que está a ser prosseguido um compromisso muito claro com o ensino de português enquanto língua de herança e de ligação à pátria, em simultâneo com um esforço para alcançar uma prioridade política concentrada no ensino da língua portuguesa em França.

Luis Ramos Montgeron

Atualmente, 15 mil alunos frequentam a Rede CEPE em França, que é monitorizada pelo Instituto Camões e conta com 89 docentes. Dez mil destes alunos integram o Ensino Internacional de Língua Estrangeira (EILE), um “dispositivo” que substitui o Ensino de Língua e Cultura de Origem (ELCO). O EILE é um projeto piloto entre os Governos português e francês que garante a alunos de qualquer nacionalidade a possibilidade de aprenderem o “idioma de Camões”. Este novo enquadramento permite que a avaliação obtida no curso de português conste no boletim escolar do aluno.

José Luís Carneiro explicou, a este nível, que ainda há um trabalho a fazer junto das autarquias locais francesas para que sejam criadas condições logísticas, nos transportes, entre outras áreas, para garantir que mais alunos possam beneficiar de aulas de português em França.

SECP cerimonia certificacao

O evento contou também com a presença do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, que referiu que cada português em França “é um representante de Portugal, da nossa cultura e da nossa língua”. O embaixador português fez ainda referência a representantes diplomáticos de Cabo Verde e do Brasil no evento, aludindo à importância de estabelecer redes e parcerias que permitam levar a promoção da língua e da cultura comuns mais longe.

A iniciativa foi abrilhantada por momentos musicais e de dança – atuações da cantora Aslaey e do grupo de danças da Maiorga –, tendo ainda contado com a presença do Cônsul-Geral em Paris, António Moniz, dos deputados da Assembleia da República de Portugal, Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, assim como de responsáveis locais e regionais franceses, como a autarca de Montgeron, Sylvie Carillon, e François Durovray, presidente da região de Essone.

A dinamização da iniciativa coube à CCPF, liderada por Marie-Helène Euvrard, e à CEPE-França, coordenada por Adelaide Cristóvão.

Cerimonia Certificacao Franca