A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias,no dia 6 de dezembro, às 16h, apresentará os resultados da consulta “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa antes do debate entre o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici.       

Local: ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Auditório CGD, Edifício Quelhas, Lisboa.  

Na sua intervenção, Ana Paula Zacarias divulgará as principais conclusões da consulta “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da UE. Será igualmente exibido um vídeo sobre esta iniciativa que teve início em Abril e já contou com cerca de 60 eventos. 

A seguir, terá início o debate sobre «Que futuro para a Europa?» com o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, que será moderado por Luísa Meireles, Diretora de Informação da Agência Lusa. Este debate marca também o encerramento oficial dos “Encontros com os Cidadãos”. 

Programa:

16h00 – 16h02 – Sessão de boas-vindas pela Presidente do ISEG, Clara Raposo

16h02 – 16h12 - Vídeo e apresentação dos resultados da consulta “Encontros com os Cidadãos” pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

16h12 – 16h45 – Encontro com os Cidadãos – Intervenção do Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do Primeiro-Ministro, António Costa

16h45 – 17h30 – Interação com a audiência

17h30 – Fim do evento

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destas ações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor as suas preocupações sobre o futuro da Europa.

Desde o arranque, em abril, os “Encontros com os Cidadãos” já estiveram em Cascais (juventude), Beja (agricultura), Lisboa (financiamento para as empresas, política de coesão, direitos sociais, migrações e Brexit), Figueira da Foz (juventude), Porto (Investigação científica), Viana do Castelo (Património cultural), Marvão (desafios demográficos), Alverca (segurança e defesa) entre outros.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil. 

Encontros