A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa, no dia 28 de agosto às 18h00, no debate “Esta Europa é para jovens?”, integrado no seminário “Summer CEmp” e ao qual se associa a iniciativa “Encontros com os Cidadãos”. O debate terá lugar no Jardim do Castelo de Marvão, Marvão.

Ana Paula Zacarias fará uma pequena intervenção inicial, a que se seguirá o debate e a troca de ideias com o público. A moderação estará a cargo de Luísa Meireles, jornalista do Expresso. 

O “Summer CEmp” é um seminário intensivo e interativo sobre o projeto europeu, que conta com a participação de 50 jovens estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País. Esta é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e que tem como objetivo promover conversas inesperadas entre os jovens e cerca de 60 oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, artistas.

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destas ações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor as suas preocupações sobre o futuro da Europa.

Desde o arranque, em abril, os “Encontros com os Cidadãos” já estiveram em Cascais (juventude), Beja (agricultura), Lisboa (financiamento para as empresas, política de coesão e Brexit), Figueira da Foz (juventude), Porto (Investigação científica), Viana do Castelo (Património cultural), entre outros.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil. 

encontros cidadaos conteudo