A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e o Diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Carlos Alberto Matos Moreira, debatem, no dia 13 de setembro às 18h30, os “Desafios da Política Europeia de Migrações”, no Centro de Acolhimento para Refugiados, Bobadela, Loures.

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus fará uma curta apresentação inicial dos “Encontros com Cidadãos”, seguindo-se a intervenção do Diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Participam ainda nesta sessão, o adjunto do Alto-comissário para as Migrações, Vasco Malta, e a investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência e uma das fundadoras do Fórum dos Cidadãos, Joana Sá. Segue-se o debate e troca de pontos de vista com o público.

A sessão terá a duração de 1 hora e 30 minutos e será moderada pela jornalista, Catarina Fernandes Martins, que fará também a intervenção de conclusão do debate.

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destas ações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor as suas preocupações sobre o futuro da Europa.

Desde o arranque, em abril, os “Encontros com os Cidadãos” já estiveram em Cascais (juventude), Beja (agricultura), Lisboa (financiamento para as empresas, política de coesão, direitos sociais e Brexit), Figueira da Foz (juventude), Porto (Investigação científica), Viana do Castelo (Património cultural), Marvão (desafios demográficos), Alverca (segurança e defesa) entre outros.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.