A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participará no dia 25 de abril, com a Ministra dos Assuntos Europeus francesa, Nathalie Loiseau, na Conferência "L’Union européenne au-delà du status quo: le défi démocratique”, organizada em Paris, pela Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na primeira parte (das 14h30 às 16h), após as intervenções da Secretária de Estado e da sua homóloga francesa, haverá um debate com a audiência no espírito comum à iniciativa portuguesa “Encontros com os Cidadãos- Portugal na Europa” e francesa “Quelle est votre Europe? - Consultations citoyennes pour l’Europe”, em que esta conferência se inscreve.

A Conferência abordará a democracia enquanto pilar essencial dos valores europeus, na perspetiva da UE, como instrumento de consolidação da democracia e na ótica das iniciativas para a reforma democrática da União. Participarão, na segunda parte, Guilherme d’ Oliveira Martins, Jacques Rupnik e Álvaro de Vasconcelos.

Em Portugal, a iniciativa, designada “Encontros com os Cidadãos – Portugal na Europa”, é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Lisboa, e contará também com diversos parceiros: Governos Regionais, Municípios, outras entidades locais, universidades, centros de investigação, escolas e organizações da sociedade civil.

O evento inaugural teve lugar no passado dia 20 de abril, em Cascais, com o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, dedicada ao tema “Os Jovens e o Futuro da Europa”.

Está previsto realizar uma série de “Encontros com os cidadãos”, em diversos formatos e em várias regiões do país, abrangendo as áreas mais importantes da agenda europeia e cada evento será dedicado a um tema específico.

14h30: Conferência "L’Union européenne au-delà du status quo: le défi démocratique”

Local: Salle de conférences, 39 Boulevard de la Tour Maubourg, Paris