A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa, no dia 16 de julho, no Conselho de Negócios Estrangeiros (CNE) da União Europeia (UE) e na reunião ministerial entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que se realizam em Bruxelas.

A agenda da reunião do CNE será dedicada a três temas: a Parceria Oriental, a situação na Líbia e, ao almoço, a relação com a Coreia do Norte e a situação naquele país.

A reunião ministerial UE-CELAC começa no dia 16, à tarde, e termina no dia 17, sob o tema "Construir pontes e reforçar a nossa parceria para enfrentar os desafios mundiais". Da agenda constam assuntos como a ordem mundial baseada em regras, o Acordo de Paris sobre o clima, a política antidroga a nível mundial em 2019, o Pacto Global das Migrações, os desafios da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, bem como o reforço na construção de economias inclusivas e sustentáveis. 

Ainda no dia 17, à tarde, Ana Paula Zacarias participa no Fórum de Parceria com a Somália, organizado pela UE, as Nações Unidas e a União Africana, com o intuito de reforçar o compromisso da comunidade internacional no apoio à paz, estabilidade e desenvolvimento na naquele país.