As linhas gerais do Relatório da Emigração relativo ao ano de 2017 serão divulgadas, no dia 17 de dezembro, às 10h30, pelo Coordenador Científico do Observatório da Emigração, Prof. Rui Pena Pires. A sessão conta com presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o encerramento será feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Local – Ministério dos Negócios Estrangeiros (entrada pelo Largo das Necessidades).

A Resolução da Assembleia da República n.º 84/2013, de 20 de junho, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e apresentação de um relatório anual sobre emigração, do qual conste informação relativa ao número de cidadãos que saem do país, os países de destino dos emigrantes portugueses e outros elementos de caráter socioeconómico.

O Relatório da Emigração tem por base informação disponibilizada pela rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e por outras fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais, sendo esses elementos trabalhados pelo Observatório da Emigração.

 

  • Partilhe