Dando sequência à visita do Primeiro-Ministro a Angola, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, dedicam o dia 19 de setembro à valorização da Cooperação Portuguesa e da Língua Portuguesa em Angola, designadamente visitando um conjunto de projetos nestas áreas.

09h30 (Caxito) – Visita ao projeto Centro de Investigação em Saúde em Angola (CISA), que resulta de uma parceria entre o Camões, I.P., a Fundação Calouste Gulbenkian e o Governo de Angola para desenvolver localmente a investigação biomédica - com particular enfoque para a malária, tuberculose, VIH-SIDA e doenças negligenciadas - através do desenvolvimento de projetos conjuntos com investigadores angolanos.

12h30 (Luanda) – Visita à Escola Superior de Guerra, instituição de ensino militar parceira da Cooperação Técnico-Militar portuguesa, cujos formandos incluem regularmente militares de outros países africanos lusófonos e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Este ano iniciar-se-á um programa de apoio técnico-pedagógico no domínio do ensino de português.

15h00 (Luanda) – Cerimónia de apresentação do Programa de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP). Este projeto, financiado pela União Europeia e co-implementado pelo Camões, I.P., visa contribuir para a redução do desemprego através da qualificação das camadas mais jovens da população, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável de Angola.

16h30 (Luanda) – Visita à Escola Portuguesa de Luanda.