Dando sequência à visita do Primeiro-Ministro a Angola, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, dedicaram o dia 19 de setembro à valorização da Cooperação Portuguesa e da Língua Portuguesa em Angola, designadamente visitando um conjunto de projetos nestas áreas.

Os dois governantes visitaram o projeto “Centro de Investigação em Saúde em Angola” (CISA), uma parceria entre o Camões, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de 10 anos, o CISA formou mais 300 investigadores angolanos na área da saúde.

O Ministro e a Secretária de Estado foram ainda à Escola Superior de Guerra de Angola, onde testemunharam a excelência da cooperação bilateral em Defesa. Com o apoio de uma docente portuguesa na Escola, será promovido o ensino do português a militares da África Austral.

Augusto Santos Silva visita Escola Superior de Guerra de Angola

Escola Superior de Guerra de Angola

Da parte da tarde, Augusto Santos Silva interveio no lançamento do projeto da UE de “Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola”, de que Portugal é co-gestor. Este é um projeto com forte efeito multiplicador, por apostar no aumento da empregabilidade dos jovens angolanos.

MNE SENEC Angola

Por fim, o Ministro Santos Silva e a Secretária de Estado Teresa Ribeiro visitaram a Escola Portuguesa de Luanda, uma escola de referência e um símbolo da amizade entre portugueses e angolanos. A escola é frequentada por mais de 2000 alunos, do pré-escolar ao ensino secundário.

MNE Escola Portuguesa de Luanda