O Ministro dos Negócios Estrangeiros iniciou no dia 29 de janeiro a sua deslocação a Cabo Verde. Em São Vicente, no Mindelo, Augusto Santos Silva visitou o novo escritório consular (que garante uma maior proximidade dos serviços consulares à comunidade portuguesa residente no barlavento cabo-verdiano), a Escola Portuguesa do Mindelo e o Centro Cultural Português.

MNE escola portuguesa Mindelo

Acompanhado por Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões, o Ministro participou ainda na inauguração das obras de reabilitação do antigo Liceu Gil Eanes, que foram cofinanciadas por Portugal, um edifício centenário em São Vicente e considerado o viveiro da inteligência de muitas gerações de cabo-verdianos.

"Devemos cuidar todos do nosso património histórico, do nosso património arquitetónico e, quando digo nosso, digo de nós todos, portugueses e cabo-verdianos", disse o governante durante a inauguração das obras, afirmando que essa foi uma das razões que levaram o Estado português a cofinanciar a reabilitação.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros avançou que outra razão que levou Portugal a financiar a reabilitação é o facto de hoje ser um "equipamento educativo de excelência" na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente e em Cabo Verde.

Augusto Santos Silva salientou que a educação é "um dos principais" domínios da cooperação entre os dois países e que o Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2017-2021) dá à educação um "papel de primeiríssimo plano".

MNE liceu Gil Eanes cabo verde

Atualmente funcionam no edifício o polo do Mindelo da Reitoria da Universidade Pública de Cabo Verde, a delegação da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, a delegação da Escola de Negócio e Governação, a Casa da Ciência e uma biblioteca de acesso público.

A ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, considerou "um dia histórico" a inauguração das obras de restauro do liceu, um dos edifícios mais emblemáticos do Mindelo. A governante cabo-verdiana disse que a reabilitação do edifício é de "especial importância" e agradeceu a "preciosa colaboração" de Portugal.

No dia 30 de janeiro, Augusto Santos Silva estará na cidade da Praia, Ilha de Santiago, onde será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e participará em outras atividades.

MNE Camoes Cabo Verde