O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa na reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do Diálogo 5+5, que tem lugar em Argel (Argélia) a 21 de janeiro.

logo

O Diálogo 5+5 é um fórum do qual fazem parte vários países da área alargada do Mediterrâneo Ocidental: Espanha, França, Itália, Malta, Portugal, Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. Pela grande informalidade e abertura que caracterizam as discussões no seu âmbito, o Diálogo 5+5 é um instrumento muito valorizado por Portugal para a aproximação dos países das duas margens do Mediterrâneo. A ação do Diálogo 5+5 estende-se muito para além dos Negócios Estrangeiros, realizando-se também reuniões regulares deste fórum entre titulares das mais diversas áreas, da defesa ao ambiente, passando pela administração interna e pela educação.

No presente encontro, os Ministros dos Negócios Estrangeiros vão debater em plenária os temas: (i) desenvolvimento económico e social inclusivo e partilhado; (ii) juventude e emprego; (iii) migrações; e (iv) desenvolvimento sustentável. Segue-se um almoço de trabalho dedicado à discussão de diversos tópicos da agenda regional.

No final da sessão, pelas 14h00 (hora local), está prevista uma conferência de imprensa, assegurada pelas copresidências temporárias do Diálogo 5+5.

Local: Centro Internacional de Conferências (CIC) de Argel.