O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desloca-se a Bruxelas, nos dias 19 e 20 de novembro, para participar no Conselho de Assuntos Gerais – Art.º 50 (Brexit) e no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (CNE). O Ministro participará, ainda, no 2º Encontro de Graduados Portugueses na Bélgica, Holanda e Luxemburgo – Nónio 2018 -, sobre “Migração Portuguesa no Benelux – Viagem do passado ao futuro”.

 

Dia 19 de novembro

Participação no Conselho de Assuntos Gerais dedicado ao Brexit

10h45 – Conferência de imprensa

Local – Sala da Imprensa de Portugal, piso -1, Justus Lipsius

 

Participação no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (CNE)

Esta reunião inicia-se com uma troca de pontos de vista sobre assuntos da atualidade internacional, prosseguindo com o debate em torno dos últimos desenvolvimentos na região da Ásia Central - em preparação da Reunião Ministerial UE-Ásia Central, agendada para 23 de novembro -, na Bósnia e Herzegovina e na Ucrânia.

À margem do CNE, os Ministros reunir-se-ão num almoço informal dedicado à situação no Iémen e à resposta da UE a esta crise humanitária.

Durante a tarde, haverá uma sessão conjunta com os Ministros dos Negócios Estrangeiros e os Ministros da Defesa para abordar questões de Segurança e Defesa, estando prevista a adoção de conclusões neste domínio.

16h30 – Conferência de imprensa

Local - Sala de Imprensa de Portugal, piso -1, Justus Lipsius

Esta formação CNE/Defesa prossegue, no dia 20, com o debate das relações UE-NATO e das Missões e Operações no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa da UE. 

Dia 20 de novembro

10h00 -11h00 - O Ministro dos Negócios Estrangeiros fará uma intervenção no 2º Encontro de Graduados Portugueses na Bélgica, Holanda e Luxemburgo – Nónio 2018, dedicado ao tema “Migração Portuguesa no Benelux – Viagem do passado ao futuro”.

Local – Sala Damião de Goes, Embaixada de Portugal na Bélgica, Bruxelas.