O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa, no próximo dia 10 de dezembro, em Bruxelas, no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Da agenda formal constam os seguintes temas para discussão: assuntos correntes, Balcãs Ocidentais, Venezuela, Ucrânia, Irão e relações entre a União Europeia e a União Africana.

Nos assuntos correntes, a Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, deverá passar em revista um conjunto de temas que marcam a atualidade internacional, nomeadamente as situações no Iémen, no Sri-Lanka e na Síria, e, também, o Plano de Ação sobre Desinformação.

Segue-se uma discussão sobre os últimos desenvolvimentos nos Balcãs Ocidentais, bem como o relacionamento, presente e futuro, da UE com aquela região.

No debate sobre a Venezuela, é expectável que seja dada continuidade à discussão realizada no CNE de 15 de Outubro, nomeadamente quanto à possibilidade de ser criado um grupo de contacto internacional para apoiar o processo político na Venezuela.

No ponto relativo à Ucrânia, os Ministros terão uma discussão preparatória do encontro que manterão, ao almoço, com o seu homólogo ucraniano, Pavlo Klimkin.

A discussão sobre a cooperação entre a União Europeia e a União Africana será uma oportunidade para preparar a reunião ministerial UE-UA, agendada para 21 e 22 de janeiro de 2019.

Por fim, atenta a coincidência da reunião com a data em que se celebram os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, este tema será também abordado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros.

16h00 – Declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros à imprensa

Local – Sala de Imprensa de Portugal, piso -1, Justus Lipsius

 

mne