No dia 5 de maio terá lugar uma sessão solene para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que contará com a participação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Nesta sessão, em que participa igualmente o Secretário Executivo da CPLP, serão também partilhadas mensagens em vídeo do Secretário-Geral da ONU, do Presidente da República de Cabo Verde e do Presidente da República Portuguesa.

O evento inclui ainda a entrega do Prémio de Literatura dstangola/Camões ao escritor angolano Pepetela, distinguido pela sua mais recente obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”. O prémio, instituído pelo grupodst, distingue anualmente um autor nascido em Angola.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em novembro de 2019 durante a 40ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O programa nacional de comemorações inclui iniciativas em Portugal, promovidas pelas áreas dos Negócios Estrangeiros, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação, bem como mais de 150 atividades em 44 países de todas as grandes regiões do mundo.

  • Partilhe