O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se a Paris nos dias 19 e 20 de janeiro, em missão de diplomacia económica.

No dia 19, está agendado um encontro com empresários e investidores da comunidade portuguesa em França, tendo em conta o seu dinamismo e importante contributo para o reforço das relações comerciais e dos investimentos entre os dois países. Neste dia, o Secretário de Estado marca ainda presença na Bijorhca - Feira Internacional de Joalharia, e na Who’s Next - Feira Internacional de Moda, que ocorrem em simultâneo. Na Bijorhca estarão representadas 11 empresas nacionais, acompanhadas pela AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal; e a Who’s Next conta com 10 empresas, acompanhadas pela Associação Selectiva Moda.

No dia 20, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Secretário de Estado da Internacionalização visitam a Feira internacional Maison&Objet e a representação empresarial nacional (coordenada pela APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, pela Associação Selectiva Moda, e pela AIPI - Associação das Indústrias Portuguesas de Iluminação). Considerada uma feira internacional de referência da fileira casa, a Maison&Objet conta com uma expressiva adesão (na edição de 2017 estiveram presentes cerca de 3.000 expositores e 70.000 visitantes). Prevê-se, neste ano, a participação de 114 empresas nacionais.

A fileira casa, que engloba o mobiliário, a decoração, a iluminação e os têxteis portugueses, destaca-se internacionalmente pela qualidade, design e inovação. No período de janeiro a setembro de 2017, as exportações do setor mobiliário atingiram os 1,3 mil milhões de euros. Dentro do espaço europeu, França e Espanha são os nossos maiores mercados de exportação neste segmento. Fora do mercado europeu, destaque para os EUA.