O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, visita no dia 20, no Porto, as instalações da Direção de Serviços Regional do Norte da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, um serviço de atendimento ao público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que recentemente foi alvo de obras de beneficiação para garantir melhores condições para os utentes e para os trabalhadores.

No mesmo dia, à tarde, o Ministro visitará, nos concelhos de Alfândega da Fé, Lamego e Gondomar, diversas iniciativas de investimento da diáspora em Portugal e projetos de internacionalização da economia portuguesa, com base na diáspora, cujo desenvolvimento tem sido acompanhado pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, uma estrutura criada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As visitas serão acompanhadas pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. 

 

PROGRAMA

 

Porto

10H30 – Visita às instalações da Direção de Serviços Regional do Norte da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas

Local: Rua do Rosário, 135, Porto

Alfândega da Fé

14H30 – Apresentação do projeto “Devolver o Território à Diáspora”. Inclui apresentação da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, de projetos de captação de investimento provenientes do Brasil e do empreendimento direcionado para a diáspora, no Brasil, “Varandas de Trás-os-Montes”

Local: Hotel & Spa Alfândega da Fé, Serra de Bornes 

Lamego

17H15 – Visita ao projeto de ampliação da capacidade hoteleira da Quinta da Pacheca

Local: Rua do Relógio do Sol, 261, Lamego 

Gondomar

19H30 – Apresentação da Rota da Filigrana de Gondomar

Local: Casa Branca do Gramido, Gondomar