A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, desloca-se a Montalegre no próximo dia 17 de julho, onde se reunirá com os presidentes dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

Na reunião, que terá lugar às 11h no Pavilhão Multiusos de Montalegre, serão assinados protocolos de formação da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) dirigida aos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) com os municípios de Montalegre, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

Os GAE resultam de Acordos de Cooperação entre a DGACCP e as Câmaras Municipais que assentam em dois princípios base: a disponibilidade para o atendimento e a proximidade ao utente.

Na mesma ocasião serão também apresentados os objetivos e orientações gerais do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID.

A reunião será antecedida por uma visita da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas à exposição “Olhares pela Maternidade”, patente no Centro de Saúde de Montalegre. Esta exposição resulta de uma parceria entre a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Montalegre e o município no âmbito de um projeto de promoção da saúde e da literacia em saúde materno-infantil, com uma componente direcionada para o turismo.

No âmbito desta visita, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas visitará ainda projetos no concelho de investidores da Diáspora, nomeadamente o alojamento local e restaurante Casa do Albelo, no Parque Nacional da Peneda Gerês, e a Residencial Geriátrica Santa Clara, em Montalegre, às 15h30. Devido à atual situação de saúde pública, a visita decorrerá no exterior das instalações.

  • Partilhe