Teve lugar em Lisboa, no passado dia 6 de maio, a conferência internacional "Perspectives on Migration: Political Action and Civic Engagement", no âmbito da quinta edição Fórum Luso-Alemão.

A iniciativa teve a participação especial de António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), bem como de diversos especialistas nacionais e internacionais nesta área. A elevada adesão à conferência e a ampla cobertura mediática confirmaram o balanço feito pelo Embaixador alemão em Lisboa, Christof Weil: “um sucesso”.

O painel inicial da conferência foi dedicado ao Desafio Global das migrações e resposta à crise migratória externa. A resposta europeia e perspetivas sobre uma política comum de Asilo, Migrações e Mercado de Trabalho foi o tema do segundo painel. A sociedade civil teve a palavra no terceiro e último painel, que na prática foi uma troca de experiências luso-alemã, com referência a boas práticas de integração.

Organizada pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros português e alemão, a conferência teve como parceiros institucionais a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e Observatório da Emigração, da parte portuguesa, e a Academia Europeia de Berlim, da parte alemã.

7

  • Partilhe