O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, estará presente, no dia 15 de fevereiro às 15h30, na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e 10 Câmaras Municipais pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, tendo em vista a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE). 

Os acordos serão assinados com os municípios de Cantanhede, Condeixa, Góis, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Penacova, Soure e Tábua. A cerimónia terá lugar na Sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Existem atualmente 147 Gabinetes de Apoio ao Emigrante protocolados entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e autarquias nacionais.

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório.

Com esta assinatura conjunta, ficarão protocolados 157 acordos de cooperação, dos quais 153 com municípios e 4 com juntas de freguesia.

Estes gabinetes visam responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.

  • Partilhe