O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, estará presente nas cerimónias de assinatura de acordos de cooperação entre as Câmaras Municipais do Bombarral e de Vila de Rei, e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo em vista a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) em Bombarral e a aquisição de novas competências no GAE de Vila de Rei.

A cerimónia de assinatura do acordo para a criação do GAE de Bombarral terá lugar no dia 26 de julho, pelas 10h30, no edifício dos Paços do Concelho do Bombarral.

Na Biblioteca Municipal de Vila de Rei será formalizado a 27 de julho um acordo, que converterá o gabinete já existente naquele município num GAE de 2ª geração. Estes GAE possuem novas valências, estimulando a vocação para a abordagem empresarial e económica.

Os GAE têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório.

Estes gabinetes pretendem responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.

Existem 120 GAE em funcionamento, encontrando-se 21 em fase de instalação.