A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, encontra-se em Bruxelas nos dias 12 e 13 de fevereiro, para contactos com as instituições europeias, bem como para participar no almoço de trabalho convocado pelo Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, e pela Comissária para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, que congregará os Ministros dos Estados membros da UE que tutelam a pasta do Desenvolvimento.

O referido almoço de trabalho pretende dar início a uma discussão entre Estados membros, a Comissão Europeia e o Serviço Europeu de Ação Externa sobre a nova Estratégia Abrangente com África, tendo em vista a 6.ª Cimeira União Europeia – União Africana, agendada para outubro próximo.  

África é um parceiro fundamental para a União Europeia, tendo em conta, nomeadamente, os desafios partilhados em matéria de paz e segurança, alterações climáticas, fluxos migratórios e crescimento económico. A relação entre a União Europeia (UE) e a União Africana (UA) deverá assim continuar a aprofundar-se, com base numa relação entre iguais, com uma visão pragmática e assente em valores e princípios comuns.

A UE continua a ser o maior doador a nível mundial e um dos maiores investidores em África. Portugal considera que esta abordagem empenhada e pró-ativa  da UE deve continuar a ser consolidada, em estreita articulação com os parceiros africanos e outros atores relevantes, contribuindo para as dinâmicas de paz e segurança do continente, para o fortalecimento das instituições nacionais,  para a criação de empregos em África e para uma transição económica que permita criar resiliência face às alterações climáticas.

Portugal continuará a participar ativamente nestas discussões, nas quais envolverá os países africanos, a sociedade civil e o setor privado – na esteira do trabalho em curso para a Presidência Portuguesa da União Europeia em 2021 (PPUE2021).

  • Partilhe