A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa, no dia 31 de outubro, às 15h, num debate sobre “A Estratégia Açoriana para a Energia no horizonte 2030”, em Ponta Delgada.  

Local: Universidade dos Açores, Campus de Ponta Delgada, Auditório VIII

Além da Secretária de Estado, participam neste debate o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores, Rui Bettencourt, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves. Serão ainda feitas apresentações sobre o tema por parte da Diretora Regional da Energia dos Açores, Andreia Carreiro, da Chefe de Unidade da Comissão Europeia - Coordenação da Política Energética, Paula Pinho, e por Jorge Vasconcelos, Presidente da NEWES - New Energy Solutions.

Este “Encontro com os Cidadãos” é organizado em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e será moderado pela jornalista Helena Goulart.

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destas ações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor as suas preocupações sobre o futuro da Europa.

Desde o arranque, em abril, os “Encontros com os Cidadãos” já estiveram em Cascais (juventude), Beja (agricultura), Lisboa (financiamento para as empresas, política de coesão, direitos sociais, migrações e Brexit), Figueira da Foz (juventude), Porto (Investigação científica), Viana do Castelo (Património cultural), Marvão (desafios demográficos), Alverca (segurança e defesa) entre outros.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.