O Ministro do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva, debate, no dia 10 de setembro, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais com 120 jovens de 40 países, na Assembleia da República.

O debate irá simular uma sessão do Parlamento Europeu e será o primeiro formato do género no país, organizado pela associação BETA Portugal, ao qual se associa a iniciativa “Encontros com os Cidadãos”.

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, fará uma curta apresentação inicial dos “Encontros com Cidadãos”, seguindo-se a intervenção do Ministro do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social e depois, o início do diálogo e debate com os estudantes. Nesta sessão, participará também o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.

A sessão terá a duração de 1 hora e 30 minutos e será moderada pela presidente da BETA Portugal, Cláudia Silva. A BETA Portugal é uma associação juvenil sem fins lucrativos criada em 2017 como o braço português da Bringing Europeans Together Association (BETA) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma consciência europeia entre os jovens e fomentar o conhecimento sobre como a União Europeia funciona.

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destasações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor assuas preocupações sobre o futuro da Europa.

Desde o arranque, em abril, os “Encontros com os Cidadãos” já estiveram em Cascais (juventude), Beja (agricultura), Lisboa (financiamento para as empresas, política de coesão e Brexit), Figueira da Foz (juventude), Porto (Investigação científica), Viana do Castelo (Património cultural), Marvão (desafios demográficos) entre outros.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.