O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se ao Porto, no dia 21 de maio, para inaugurar uma unidade de produção da IBERGOURMET e presidir à cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de benefícios fiscais à IBERKING RESTAURAÇÃO S.A. e à IBERUSA-HOTELARIA E RESTAURAÇÃO S.A. Nesta visita, estará ainda presente na Sessão de Encerramento da Conferência Exportar Online e visitará empresas no Centro Empresarial Lionesa.

O programa inicia-se pelas 10h30, na IBERGOURMET, com a inauguração da sua unidade de produção alimentar, projeto que envolveu um investimento de 3,4 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que cria sete postos de trabalho qualificados e mantém os 14 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 2,7 milhões de euros.

Segue-se a cerimónia de assinatura de dois contratos de concessão de benefícios fiscais entre a AICEP Portugal Global e, respetivamente, a IBERKING RESTAURAÇÃO S.A. e a IBERUSA-HOTELARIA E RESTAURAÇÃO S.A.

O projeto da IBERKING compreende a um investimento que ascende a 32 milhões de euros e visa a abertura de 26 restaurantes em Portugal. É estimada a criação de 676 postos de trabalho, para além da manutenção dos 802 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 64,4 milhões de euros.

O contrato a celebrar com a IBERUSA visa apoiar a estratégia de crescimento da empresa. Num montante de investimento de 10,5 milhões de euros, a IBERUSA estima com este projeto a criação de 250 postos de trabalho e a manutenção dos 1.662 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 81,9 milhões de euros.

A IBERGOURMET, a IBERKING RESTAURAÇÃO S.A. e a IBERUSA-HOTELARIA E RESTAURAÇÃO S.A. são empresas do grupo português IBERSOL.

Pelas 13h00, o Secretário de Estado da Internacionalização fará o encerramento da Conferência Exportar Online, promovida pela AICEP Portugal Global, sobre o novo programa que pretende apoiar o aumento das exportações das empresas nacionais através do comércio eletrónico, bem como a visibilidade da oferta portuguesa nos canais online.

A agenda termina no Centro Empresarial Lionesa, pelas 15h30, com visita às empresas ali estabelecidas FARFECH, HILTI, RETAIL CONSULT, KUANTO KUSTA e VESTAS.

PROGRAMA:

10h30- Receção e inauguração da unidade de produção alimentar da IBERGOURMET
Rua da Fonte, nº 759, Moldivas, Vila do Conde
 
10h45- Visita às instalações da IBERGOURMET
Rua da Fonte, nº 759, Moldivas, Vila do Conde
 
12:00- Cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de benefícios fiscais com a IBERKING RESTAURAÇÃO S.A. e com a IBERUSA-HOTELARIA E RESTAURAÇÃO S.A
Rua da Fonte, nº 759, Moldivas, Vila do Conde
 
13:00- Sessão de Encerramento da Conferência Exportar Online
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos
 
15:30- Reunião com a Administração do Centro Empresarial Lionesa
R. Lionesa, 4465-671 Leça do Balio
 
16:00- Visita às empresas HILTI, RETAIL CONSULT, KUANTO KUSTA e VESTAS no Centro Empresarial Lionesa
R. Lionesa, 4465-671 Leça do Balio