O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se aos Estados Unidos da América, entre os dias 24 e 26 de abril, em missão de captação de investimento e de promoção da internacionalização, por ocasião da Feira CPHI North America 2018, evento de relevo internacional no setor farmacêutico.

O programa inicia-se, às 19h30 de dia 24, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica APIFARMA e a associação americana Life Sciences Pennsylvannia, no Philadelphia Marriott Downtown Hotel, em Filadélfia.

No dia 25, às 16h, o Secretário de Estado, acompanhado pela Presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produção de Saúde INFARMED e por representantes da AICEP Portugal Global, visitará o stand da PharmaPortugal, onde estão presentes várias empresas nacionais.

O setor farmacêutico nacional apresentou, nos últimos anos, resultados económicos muito positivos, demonstradores das potencialidades desta indústria e da sua qualidade, que lhe permite afirmar-se dentro e fora de Portugal. As exportações cresceram 50% entre 2013 e 2017, ascendendo a mais de 1.000 milhões de euros, e tiveram como destino, em 2017, 146 países.

Os EUA têm sido o principal destino de exportação dos produtos farmacêuticos nacionais, atingindo os 198 milhões de euros. Para além de serem o maior cliente mundial, constituem também um mercado prioritário, pelas oportunidades decorrentes do Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA), assinado com a União Europeia, que permitirá a aceitação, pela Food and Drug Administration (FDA), das Good Manufacturing Practices (GMP) Europeias, e vice-versa, a partir de 2019.

Em Filadélfia no dia 25 e em Boston no dia 26, o Secretário de Estado da Internacionalização terá ainda encontros com potenciais investidores da indústria farmacêutica e com a Spanish-Portuguese Jewish Congregation.