O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocar-se-á ao Japão, nos dias 17 a 20 fevereiro e a Singapura, no dia 21 de fevereiro, em missão de captação de investimento direto estrangeiro e de apoio à internacionalização da economia portuguesa.

Tanto no Japão como em Singapura, o Secretário de Estado encontrar-se-á com os respetivos homólogos.

No Japão encontram-se previstas reuniões com empresas de diversos setores, como o agroalimentar, o automóvel, a energia, e o químico, entre outros, e também com associações empresariais e congéneres da AICEP.

A visita tem também como objetivo identificar oportunidades no âmbito do Acordo de Parceria Económica (APE), celebrado entre União Europeia e o Japão, que entrou em vigor no dia 1 de fevereiro de 2019.

O referido Acordo traz benefícios para as empresas e para os cidadãos da União Europeia e do Japão, em resultado da criação de uma zona económica em que os produtos e os serviços irão circular de forma mais fácil e menos onerosa, decorrente da eliminação dos direitos aduaneiros e das barreiras regulamentares.

Este Acordo traduz um enorme potencial para Portugal e para os produtos nacionais, atendendo à dimensão do mercado japonês, e ao relacionamento histórico com um parceiro que vem assumindo uma importância crescente para as empresas nacionais.

Em Singapura realizar-se-ão reuniões que visam promover a internacionalização do setor logístico, nomeadamente do novo terminal de contentores Vasco da Gama, a implementar no porto de Sines.

  • Partilhe