Na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, realiza-se no ISCTE-IUL a conferência internacional “Perspectives on Migration: political action and civic engagement” que terá como keynote speaker o Dr. António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), bem como diversos especialistas nacionais e internacionais nesta área.

A conferência, que tem lugar no âmbito de mais uma edição do Fórum Luso-Alemão, é promovida pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros português e alemão, Academia Europeia de Berlim, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e Observatório da Emigração.

Organizada em três painéis, a conferência inicia com o tema Desafio Global das migrações e resposta à crise migratória externa, com a participação, entre outros, de Irena Vojackova-Sollorano, coordenadora-residente das Nações Unidas na Turquia.

A resposta europeia e perspetivas sobre uma política comum de Asilo, Migrações e Mercado de Trabalho é o tema do segundo painel que terá a participação de Thomas Ossowski, do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, além dos especialistas nacionais, Lucinda Fonseca (IGOT) e João Peixoto (SOCIUS/ISEG).

A sociedade civil tem a palavra no último painel, que pretende ser uma troca de experiências luso-alemã. Vários atores da sociedade civil de Portugal e Alemanha vão falar sobre os desafios da imigração e integração.

A sessão de encerramento estará a cargo da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, do Embaixador da Alemanha, Christof Weil, e da vice-reitora para a Internacionalização do ISCTE-IUL, Maria das Dores Guerreiro.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do email:

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

0001 1

 

  • Partilhe