O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participa, no dia 18 de janeiro, nas cerimónias de assinatura de protocolos de cooperação entre as Câmaras Municipais de Espinho e de Santa Maria da Feira e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), para a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) de 2ª geração naqueles concelhos.

A cerimónia de assinatura do acordo no município de Santa Maria da Feira terá lugar, às 10h45, na Biblioteca Municipal. No município de Espinho a iniciativa terá lugar, às 15h30, nos Paços do Concelho.

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante de Espinho e de Santa Maria da Feira foram criados, respetivamente, em 2011 e em 2003.

Com a assinatura destes novos protocolos, estes GAE passarão a dispor de outras valências, nomeadamente de aconselhamento aos utentes sobre matérias relacionadas com investimento em Portugal, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), integrado na DGACCP. O GAID está vocacionado para identificar, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas em Portugal.

Os GAE têm por missão apoiar cidadãos portugueses que tenham estado emigrados, pretendendo responder às questões inerentes ao seu regresso e reintegração em todas as suas vertentes: social, jurídica, profissional e educativa, entre outras, mas também apoiam os cidadãos que continuam a viver no estrangeiro.

Os GAE prestam ainda apoio aos cidadãos que pretendem iniciar um processo migratório, para que possam sair do país na posse de mais informação útil sobre o país de destino.

SECP Mundo

 

  • Partilhe