O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa, no dia 14 de dezembro, às 9h30, na sessão oficial de abertura do III Encontro de Investidores da Diáspora, que se realiza em Penafiel. Também o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, marcarão presença no evento, respetivamente no lançamento da “Linha Regressar Venezuela” – uma iniciativa do Governo para apoiar o regresso ao nosso país de cidadãos luso-venezuelanos que pretendam investir em Portugal – e no painel informativo “Instituições e Instrumentos de Apoio ao Investimento”. 

Local – Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, Rua Dom António Ferreira Gomes - 1114

Programa do III Encontro de Investidores da Diáspora

O III Encontro de Investidores da Diáspora é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID). A organização insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Na edição deste ano, que contará com a participação de diversos membros do Governo e representantes de entidades públicas, estão inscritos 600 participantes, provenientes de 35 países.

Esta iniciativa visa fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento. Outro objetivo destes encontros é facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para a partilha de experiências e de boas práticas.

CARTAZ PENAFIEL