O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita o Reino Unido entre os dias 29 e 31 de janeiro, numa deslocação que inclui passagens por Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Nesta visita será assinado um protocolo de cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o município de Wrexham, no País de Gales, o primeiro desta natureza a ser assinado com uma edilidade no Reino Unido. A cooperação incidirá nos domínios consular, cultural, social e empresarial, e pretende contribuir para uma maior satisfação das necessidades das comunidades portuguesas na região. O momento será acompanhado por elementos de associações portuguesas no País de Gales.

Entre 2016 e 2017 a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas impulsionou a assinatura de quatro protocolos de cooperação com municípios de França (Cenon, Soufflenheim e Pontault-Combault) e da Alemanha (Osnabrück).

Na deslocação a Manchester, José Luís Carneiro vai visitar o Consulado-Geral de Portugal na cidade, e vai contactar com elementos da comunidade portuguesa. Ocorre ainda uma visita à Catedral de Manchester, para conhecer o resultado de um projeto desenvolvido entre o conselho diretivo local da Catedral, a artista plástica portuguesa Cristina Rodrigues e o município de Castelo Branco. A colaboração resultou na produção de quatro frentes de altar de grande dimensão bordadas nas oficinas de Castelo Branco para a catedral. O projeto visou dar uma nova utilização ao bordado de Castelo Branco, que possui uma longa tradição.

Em Glasgow, naquela que será a sua primeira visita à Escócia, o governante tem reservados contactos com elementos da comunidade portuguesa ali residente. Vai visitar, ainda, num hospital, uma família portuguesa afetada por um acidente de viação na Escócia no passado mês de dezembro.