O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, irá visitar a Suíça, numa deslocação que inclui passagens por Genebra, Sierre e Zurique.
Nesta visita, José Luís Carneiro vai reunir-se com um conjunto de investigadores e docentes universitários portugueses que irão constituir a Associação de Graduados Portugueses na Suíça.
José Luís Carneiro visitará também o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) onde contactará com cientistas e trabalhadores portugueses que desenvolvem a sua atividade neste centro europeu de investigação científica.
O governante participará ainda na IV edição do “Portugal Open”, evento cultural organizado pela Associação de Pais da Escola Portuguesa de Sierre-Valais, que será distinguida com a Placa da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.
A deslocação tem também como objetivo a promoção do Ensino Superior português junto da comunidade portuguesa na Suíça, estando previstas sessões de informação em Genebra, Sierre e Zurique. Recorde-se que o Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está a promover as “Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019”, destinadas a divulgar o potencial do Ensino Superior português junto das comunidades, incluindo o contingente para candidatos emigrantes portugueses.
A comitiva contará com a presença do Diretor-Geral do Ensino Superior, João Queiroz, e de representantes de Universidades e Institutos Politécnicos portugueses.
Estão previstos ainda contactos bilaterais com responsáveis governativos dos cantões de Genebra e de Zurique.

Programa
12 de abril - Genebra
9h00 – Visita ao CERN (e reunião com investigadores e trabalhadores portugueses nesta organização.

17h15 – Encontro com o Conselheiro de Estado do Cantão de Genebra para a Coesão Social, Thierry Apothéloz, no Consulado-Geral de Portugal em Genebra.

18h00 – Sessão de informação e promoção do Ensino Superior português junto da comunidade portuguesa, no Consulado-Geral de Portugal em Genebra.

19h00 – Diálogo com investigadores portugueses que estão a constituir a futura Associação de Graduados Portugueses na Suíça.

13 de abril – Sierre / Valais
16h30 – Participação na IV edição do “Portugal Open”, evento cultural organizado pela Associação de Pais da Escola Portuguesa de Sierre-Valais e atribuição de Placa de Honra da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas a esta Associação. Sessão de informação e promoção do Ensino Superior português junto da comunidade portuguesa no contexto do Portugal Open.

14 de abril – Zurique

12h30 - Sessão de informação e promoção do Ensino Superior português junto da comunidade portuguesa, no Centro Paroquial St. Felix e Regula.

SECP

 

  • Partilhe