O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, visitaram, a 17 de julho, o Centro de Atendimento Consular (CAC), situado em Lisboa.

Este projeto-piloto está a ser implementado conjuntamente pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) e pela Direção-Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e abrange a rede consular portuguesa em Espanha através do número de telefone e correio eletrónico integrado. Desde o início de abril, e até início de junho, o CAC já atendeu 5.270 chamadas e respondeu a 1.325 mensagens eletrónicas, anunciou Graça Fonseca.

Nesta fase, o CAC presta atendimento aos utentes da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid, do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona e em Sevilha e do Vice-Consulado em Vigo.

A extensão do projeto a outras comunidades portuguesas no mundo "faz parte dos projetos da Modernização Administrativa dos serviços consulares", assegurou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Este serviço pode ser contactado por telefone e correio eletrónico e está disponível em português e castelhano. A medida visa libertar os consulados para a prática de atos consulares e para outras funções importantes.

Mais informação e contactos: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/743-centro-de-atendimento-consular-espanha

SECP Centro Atendimento Consular