O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, inicia, no dia 5 de abril, uma visita à África do Sul, onde contactará com as comunidades portuguesas em diversas cidades, bem como com responsáveis políticos e com entidades sociais, culturais e empresariais.

Nesta visita, José Luís Carneiro estará acompanhado pelo Secretário Regional de Educação do Governo da Madeira, Jorge Carvalho, responsável pela relação com as comunidades madeirenses no Governo regional. Estima-se que cinquenta por cento dos portugueses e lusodescendentes a viver na África do Sul sejam de origem madeirense.

Na deslocação, serão inauguradas as novas instalações do Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo e estão incluídas visitas às comunidades portuguesas em Pretória, Vanderbilpark, Welkom e Bloemfontein.

A última localidade incluída no programa da visita à África do Sul será a Cidade do Cabo. Naquela cidade, que tem sido assolada por restrições severas na utilização de água pública devido a uma seca prolongada, José Luís Carneiro tem previsto encontros com responsáveis políticos, provinciais e autárquicos.

Esta será a segunda visita de José Luís Carneiro à África do Sul na qualidade de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Residem aproximadamente 200 mil portugueses e lusodescendentes naquele país.

Finda a visita, o Secretário de Estado seguirá para Moçambique, onde tem agendada uma visita entre os dias 9 e 13 de abril.

PROGRAMA

5 de abril, quinta-feira - Joanesburgo

17:00 – Inauguração da nova chancelaria do Consulado Geral de Joanesburgo. Inclui entrega de Medalha de Mérito das Comunidades a Margarida Costa Vieira e lançamento do NY Portuguese Short Film Festival.

19:00 – Encontro com a comunidade portuguesa promovido pela Academia do Bacalhau, na União Cultural, Recreativa e Desportiva em Turffontein.