O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitará, entre os dias 26 e 30 de abril, as comunidades portuguesas residentes em várias cidades do Brasil.
O Secretário de Estado iniciará a sua deslocação em São Paulo, onde participará num evento de promoção da Rota do Azeite e Vinhos de Trás os Montes, seguido de um encontro com a comunidade portuguesa.
Em Brasília, assistirá ao lançamento de uma reedição fac-similada do livro “A Arte da Cozinha”, de João da Matta, que no século XIX cozinhou refeições para as famílias real de Portugal e imperial brasileira. A reedição é uma iniciativa do Grémio Literário Português da cidade de Belém do Pará.
José Luís Carneiro contactará também com a comunidade portuguesa em São Luís, no Estado do Maranhão. Nesta cidade, estará presente na inauguração de uma nova ala do hospital da Beneficência Portuguesa de São Luís e, também, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cedência de um espaço no Convento das Mercês, onde será instalada uma estrutura de promoção cultural de Portugal. Este convento tem a sua história ligada à vida e obra do religioso e homem de letras português Padre António Vieira, que ali proferiu alguns dos seus sermões.
O périplo terminará com a primeira visita de José Luís Carneiro à comunidade portuguesa na cidade de Manaus. A passagem por esta cidade, situada na Amazónia, inclui, entre outras iniciativas, a participação no II Encontro de Associações Portuguesas do Norte do Brasil.

PROGRAMA


26 de abril, quinta-feira
09H30 – Participação num evento de promoção da Rota do Azeite e Vinhos de Trás os Montes, na Câmara Portuguesa em São Paulo.
12H30 – Almoço com a comunidade portuguesa na Casa de Portugal em São Paulo.
16H00 – Visita à Fundação Fernando Henrique Cardoso.
20H00 – Jantar na Câmara Portuguesa de São Paulo.

27 de abril, sexta-feira
18H30 – Participação no lançamento do livro “A Arte da Cozinha”, no Auditório da Embaixada de Portugal em Brasília.
20H30 – Participação no jantar alusivo ao livro “A Arte da Cozinha”, na Residência do Embaixador de Portugal em Brasília.

28 de abril, sábado
15H00 – Participação na cerimónia de assinatura de protocolo entre o Governo Estadual do Maranhão e o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão para a criação de um espaço de promoção da cultura portuguesa no Convento das Mercês.
17H00 – Participação na inauguração da nova Ala do Hospital da Sociedade Humanitária 1º de dezembro, em São Luís do Maranhão.

29 de abril, domingo
17H00 – Participação na homenagem da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas ao maestro português Rui Carvalho no Centro Cultural Palácio do Rio Negro em Manaus.
18H00 – Visita às instalações do Luso-Sporting Clube e ao Consulado Honorário de Portugal e contacto com a comunidade portuguesa em Manaus.30 de abril, segunda-feira
09H30 – Visita ao Hospital Português Beneficente do Amazonas em Manaus.
10H30 – Participação no II Encontro das Associações Portuguesas do Norte do Brasil em Manaus.