O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita, nos dias 18 e 19 de maio, a comunidade portuguesa de Edmonton, no Canadá.

José Luís Carneiro participará numa sessão de Diálogos com as Comunidades, onde serão abordados temas como o ensino da língua portuguesa, a participação cívica e política, os apoios ao associativismo e o funcionamento dos serviços consulares, entre outros.

Nesta ocasião será também assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade de Concórdia e o Camões, I.P., tendo como objetivo a promoção do ensino da língua e cultura portuguesas, bem como a mobilidade de docentes e estudantes no ensino universitário.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas participará, também, nas iniciativas comemorativas do 35º aniversário do programa de rádio “Aguarela Portuguesa”, que semanalmente se dedica a Portugal. Nesta ocasião serão condecorados com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas os autores do referido programa, Emília Carvalho e Alberto Carvalho.

Idêntica distinção será atribuída à cidadã portuguesa Amélia Alves, fundadora da primeira escola portuguesa e da primeira associação portuguesa em Edmonton.

A comunidade portuguesa e lusodescendente em Edmonton é constituída por cerca de 10 mil cidadãos.

 

Programa

18 de maio

11h00 Diálogos com as Comunidades, na Associação Portuguesa de Seniores e de Pioneiros de Edmonton

14h45 – Assinatura do Memorando de Entendimento entre a Universidade de Concórdia e o Camões, I.P.

19h00 – Participação no jantar comemorativo do 35º aniversário do programa de rádio “Aguarela Portuguesa” no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima

19 de maio

09h30 Entrevista ao programa de rádio “Aguarela Portuguesa”

  • Partilhe