O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referiu que as autoridades dos diversos países manifestam, cada vez mais, sinais de valorização da história e da identidade cultural de Portugal, o que é visível, também, no modo como acolhem e integram os cidadãos portugueses em manifestações públicas.

O governante realizou, entre os dias 13 e 15 de setembro, uma visita a Metz, em França, e a Bruxelas e Gent, na Bélgica.

Na cidade de Metz foi formalizado, entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o município local, um protocolo de colaboração. Este acordo envolve, também, a Associação Cultural Portuguesa de Metz e visa reforçar os laços de cooperação entre as entidades da comunidade portuguesa e os poderes municipais.

Participaram nesta sessão o maire de Metz, Dominique Gros, o Cônsul-Geral de Portugal em Estrasburgo, Miguel Rita e a vereadora do município de Metz de origem portuguesa, Nathalie Oliveira.

SECP setembro 2018

Já na deslocação à Bélgica, onde teve a companhia do Embaixador de Portugal naquele país, António Alves Machado e do Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, José Luís Carneiro participou na abertura do evento “Folklorissimo” - sendo Portugal o país convidado pela organização do evento, que está a cargo pela Câmara Municipal daquela cidade.

A Grand Place, um ícone do património da capital belga, acolheu atuações de ranchos folclóricos e de fado e mostras de gastronomia, produtos típicos, turismo e cultura portuguesa. Até a icónica figura do “Maneken Pis” foi vestida com trajes tradicionais portugueses, numa iniciativa que envolveu diversas associações portuguesas na capital belga.SECP Evento Folclorissmo nas ruas de Bruxelas

Na deslocação a Gent, José Luís Carneiro valorizou o reforço da presença institucional de Portugal na Flandres, graças à criação do Consulado Honorário de Portugal naquela cidade. “O Cônsul Honorário de Portugal em Gent, Bruno Joos de ter Beerst valoriza muito a relação histórica de Portugal com a Bélgica”, observou José Luís Carneiro. O Secretário de Estado formulou votos para que a criação do consulado honorário proporcione um apoio importante para a comunidade portuguesa naquela região, mas também contribua para um reforço da presença portuguesa na região nos domínios cultural e empresarial.SECP Consul Honorário de Portugal em Gent

Na sua deslocação à cidade flamenga, José Luís Carneiro depositou uma coroa de flores junto à placa evocativa dos soldados portugueses mortos na Flandres, durante a I Guerra Mundial e participou nas comemorações do 80º aniversário da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa -  a quem foi atribuída a Placa de Honra da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.

O Secretário de Estado dialogou, ainda, com empresários portugueses estabelecidos na cidade, formalizando o convite para participarem no próximo Encontro Anual de Investidores da Diáspora, que terá lugar no mês de dezembro, na região do Tâmega e Sousa, com organização a cargo do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.