Hoje, comemoramos o Dia da Europa. Passam exatamente 70 anos sobre aquele que consideramos o discurso que fundou uma nova forma de pensar a Europa: uma Europa de paz, de entendimento, uma Europa política, virada para o bem-estar e a prosperidade de todas as nações do continente.

A Declaração Schuman, de Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, criou a 1ª instituição que, depois, deu origem à União Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Mais ainda num contexto de pandemia e de crise, acreditamos que é na UE que conseguiremos a melhor resposta, a mais eficaz recuperação económica e o melhor investimento em saúde.

A União Europeia é, sem dúvida alguma, a região do mundo que mais longe levou a combinação entre democracia política, coesão social e crescimento económico. É um espaço de liberdade e de respeito pelo Estado de direito.

Em janeiro de 2021, Portugal assume a Presidência da UE. Como nas presidências anteriores, Portugal saberá estar à altura das suas responsabilidades. Com atenção particular à recuperação económica, à Europa social, à transição digital e climática, às parcerias internacionais.

 

 

  • Partilhe