O Ministério dos Negócios Estrangeiros fixou em 85 o número de vagas para o Programa de Estágios Profissionais na Administração Central do Estado, específico para os serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (PEPAC-MNE). Entre os serviços periféricos externos incluem-se as embaixadas, postos consulares, missões e representações permanentes e missões temporárias.

O PEPAC-MNE permite “apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto real de trabalho em ambiente internacional, nas principais áreas de atuação da política externa portuguesa, com especial incidência na diplomacia económica, política comercial, e diplomacia política e apoio consular”.

Com este programa é pretendido “que os jovens melhorem o seu conhecimento sobre a realidade política e económica em diferentes ambientes e realidades, tenham a oportunidade de apreender melhores práticas e métodos de trabalho, criem redes de contactos e identifiquem oportunidades, contribuindo para melhorar e diversificar as condições da sua integração no mercado de trabalho e potenciando o grau de empregabilidade futura”.

As candidaturas à 3.ª edição do PEPAC-MNE devem ser apresentadas na plataforma online, constituída para o efeito no site da BEP - Bolsa de Emprego Público, entre 1 e 15 de junho de 2018, tendo os estágios início a 15 de outubro do mesmo ano.

Os estágios têm a duração de um ano sendo atribuída uma bolsa de estágio, cujo valor varia "tendo em conta o índice do custo de vida do país onde o estágio decorre", um subsídio de refeição, e uma viagem de ida e de volta entre Portugal e o país onde se realiza a experiência profissional.

Os métodos de seleção são a avaliação curricular (ponderação de 60%), com base na habilitação académica, experiência profissional e competência linguística, e a entrevista de seleção (ponderação de 40%).

Consulte o link para mais informações sobre o PEPAC-MNE, incluindo o regulamento.

PEPAC MNE