O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desloca-se a Bruxelas, no dia 19 de março, para participar no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (CNE).

Antes do início do Conselho, os Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se, a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, num pequeno-almoço informal dedicado à Ucrânia.

O Conselho de Ministros da UE inicia-se com uma troca de pontos de vista sobre assuntos da atualidade internacional. A Agenda do Conselho prossegue com o debate acerca dos últimos desenvolvimentos na Ucrânia, em que a Alta Representante dará nota da sua recente visita a Kiev, dos progressos do processo de reforma e do conflito no Leste da Ucrânia.

A situação na Síria será também tema da agenda dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que terão ocasião de debater a situação com o Enviado Especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, com foco nos últimos desenvolvimentos e em formas de reavivar o processo político.

A agenda do CNE prevê ainda uma troca de impressões sobre o Irão e questões regionais, nomeadamente sobre a implementação do Plano de Ação Global Conjunto.

Por fim, os Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE terão um almoço informal com a homóloga da República da Coreia, Kang Kyung-wha, em que serão analisadas questões relativas à República Popular Democrática da Coreia e à segurança na Península Coreana, no contexto dos recentes desenvolvimentos nas relações entre as Coreias.

Após o almoço, o Ministro dos Negócios Estrangeiros terá ainda uma reunião bilateral com o seu homólogo da Polónia, Jacek Czaputowicz, cuja agenda inclui o incremento das relações bilaterais, estando igualmente previsto abordarem temas da agenda europeia e internacional.

 

16h30 - Declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros à Comunicação Social

Local - Sala de Imprensa de Portugal, piso -1, Justus Lipsius