O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, recebe no Palácio das Neecessidades, no dia 15 de março, às 15h15, o Grande Imã de Al-Azhar Al Sharif, Ahmad Al-Tayyeb, que desempenha simultaneamente as funções de autoridade religiosa sunita e de Presidente da Al-Azhar, a maior e mais antiga universidade do mundo islâmico.

Neste âmbito, o Grande Imã tem prosseguido um trabalho de revisão dos currículos e de modernização do ensino, de forma a devolver a Universidade de Al-Azhar à sua tradição como centro de estudos islâmicos moderados, difundindo um Islão que aceita e promove o diálogo com todos.

O atual Sheikh, Ahmad Al-Tayyeb, tem não só apelado à tolerância entre as várias escolas do Islão, como tem promovido o diálogo e a compreensão entre as diferentes religiões, nomeadamente com o cristianismo, religião professada por cerca de 10% dos egípcios.

Na Universidade Católica Portuguesa (Auditório Cardeal Medeiros), às 17h, o Grande Imã de Al-Azhar proferirá uma palestra sobre “A Questão dos Valores Religiosos e a Sociedade Contemporânea”.