A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representou Portugal na reunião informal de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia realizada no dia 8 de abril, por videoconferência.

Discutiu-se a estratégia apresentada pela Comissão Europeia destinada a apoiar os países terceiros na sua resposta à pandemia Covid-19. Portugal subscreve a abordagem europeia de apelar à congregação e coordenação multilateral, europeia e nacional de esforços, de molde a garantir uma intervenção robusta nas componentes humanitária, sanitária, social e económica.

Teresa Ribeiro sublinhou a particular atenção que, neste contexto, África deve merecer, lembrando ainda que a América Latina e a Ásia poderão ser também severamente atingidas pela Covid-19.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado reiterou o compromisso de Portugal em participar ativa e solidariamente nesta dinâmica conjunta, mencionando, a esse propósito, o essencial das modalidades e recursos a mobilizar no quadro da relação privilegiada do nosso país com os PALOP e Timor-Leste.

Destacando a importância crítica das instituições financeiras, Teresa Ribeiro saudou o envolvimento especialmente robusto do Banco Europeu de Investimento na resposta europeia. Referência também ao Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.

Por último, referiu a importância de, neste contexto, projetar a Europa como ator geopolítico relevante, empenhado no multilateralismo e capaz de, em conjunto com os países parceiros, construir soluções que respondam às reais necessidades das pessoas.

SENEC conselho informal UE

SENEC reuniao informal UE

  • Partilhe